terça-feira, 23 de agosto de 2011




“ASSUNTO DE FAMÍLIA”

ESTRÉIA NACIONAL NO FESTIVAL DE CURTAS DE SÃO PAULO.

*** curta-metragem marca a estréia na ficção da jovem diretora Caru Alves de Souza

*** enredo trata de bullyng entre irmãos

*** elenco do filme destaca jovens atores do teatro, TV e cinema

Acontece no próximo dia 27/08, às 22h, no Cinesesc, a ESTRÉIA NACONAL do filme “ASSUNTO DE FAMÍLIA”, primeiro curta-metragem ficcional da jovem cineasta Caru Alves de Souza. A sessão faz parte da programação do 22o Festival de Curtas de São Paulo, que acontece de 25/08 a 02/09.

Sucesso de crítica e de público no 35o Frameline – Festival de São Francisco - mais prestigioso e tradicional evento cinematográfico internacional dedicado ao tema da diversidade sexual, “Assunto de Família” narra a história de um menino que passa por humilhações cotidianas causadas pelo seu irmão mais velho, em uma situação de bullying. O termo é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. O enredo do filme caminha para uma surpreendente cena homoerótica entre adolescentes.

A ação de “Assunto de Família” se passa em um domingo, quando uma família reúne-se em torno da TV para acompanhar um clássico no campeonato brasileiro de futebol. As filmagens foram realizadas em São Paulo, em uma residência localizada ao lado do Elevado Presidente Costa e Silva, conhecido como “Minhocão”.

Os irmãos são interpretados pelos jovens atores Thiago Franco Balieiro (que já atuou em peças dos grupo Teatro da Vertigem e Os Satyros, além de participações nos filmes “Xingu”, de Cao Hamburger, e “Corações Sujos”, de Vicente Amorim) e Kauê Telloli (da série televisiva “Tudo o Que é Sólido pode Derreter” e da peça “Musica Pra Cortar os Pulsos”)

No elenco estão ainda Claudia Assunção, de elogiado atuação no longa “O Sol do Meio Dia” (de Eliane Caffé), Thiago Pinheiro (da série “Descolados”, veiculada pela MTV, e do longa “Signo da Cidade”, de Carlos Alberto Riccelli) e Ney Piacentini, do grupo teatral Cia. Do Latão (tendo atuado nos longas “Fim de Linha”, de Gustavo Steinberg e “Não por Acaso”, de Phillipe Barcinski).

Roteirista do curta-metragem “Emília Escreve um Diário”, dirigido por Tata Amaral, Caru Alves de Souza recebeu prêmios para desenvolvimento dos roteiros dos longas-metragens “Bagdá”, sobre três skatistas que atravessam a cidade de São Paulo no dia dos ataques do PCC, e “De Menor”, obra que reúne diversas histórias que acontecem em torno da Vara da Infância e da Juventude no Fórum de Santos.

“De Menor” foi também contemplado em edital federal para produções de longas de baixo orçamento e será dirigido por Caru Alves de Souza e Tata Amaral. As filmagens estão previstas para o segundo semestre de 2011.

Atualmente Caru Alves de Souza está finalizando seu segundo curta-metragem, “O Mundo de Ulim e Oilut”, sobre duas crianças que moram na periferia de uma grande cidade e passam os dias trancadas em casa inventando um mundo de fantasia onde tudo é diferente.

Na equipe técnica de “Assunto de Família” destacam-se profissionais como Willen Dias - montador de “Cabra-cega” (de Toni Venturi), “Os Doze Trabalhos” (de Ricardo Elias) e de filmes de Beto Brant, como “Os Matadores” e “O Invasor”, e o fotógrafo Ale Samori (do curta “A Mula Teimosa e O Controle Remoto”, de Hélio Villela Nunes, premiado no Festival de Brasília 2010). A produção executiva é da cineasta e produtora Tata Amaral, dos longas “Um Céu de Estrelas”, “Através da Janela”, “Antonia” e “Hoje” (este, em finalização), e de Rafaella Costa (“Hoje”).

Caru Alves de Souza é filha dos cineastas Tata Amaral e Francisco Cesar Filho.

Mais informações sobre o 22o Festival de Curtas podem ser acessadas em http://www.kinoforum.org.br/curtas/2011/

O blog de “Assunto de Família” pode ser acessado no endereço http://assuntodefamilia.tum

SERVIÇO:

ESTRÉIA NACIONAL DO CURTA

ASSUNTO DE FAMÍLIA”, DE CARU ALVES DE SOUZA

22º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo

Dia 27/08 – 22h- CineSESC (Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César)

Dia 28/08 – 16h - Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso)

Dia 30/08 – 19h - Cinemateca - Sala BNDES (Lgo. Senador Raul Cardoso, 207 - V.Mariana)

ENTRADA GRATUITA



quinta-feira, 18 de agosto de 2011


6o Festival de Cinema Latino-Americano de SP - Matéria sobre GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ e O CINEMA (Revita Caros Amigos - Agosto/2011)








terça-feira, 16 de agosto de 2011


SEGUNDO PRÊMIO CINE B DO CINEMA BRASILEIRO SERÁ APRESENTADO POR CACO CIOCLER

** cerimônia acontece na próxima quarta-feira (17/08) e premiará diversos filmes nacionais

** lançamento do Selo Cine B do Cinema Brasileiro

** As comunidades participantes do projetos também serão premiadas

Acontece na próxima quarta-feira (17/08) às 19h, o Segundo Prêmio Cine B do Cinema Brasileiro na sede central do Sindicato dos Bancários de São Paulo. O evento, que será apresentado pelo ator Caco Ciocler, celebra a produção alternativa do cinema brasileiro e premiará os realizadores dos filmes exibidos no Cine B. As comunidades participantes do projeto também receberão o Prêmio CINE B.

Realizado pela Brazucah Produções e o Sindicato dos Bancários de SP, Osasco e Região, o CINE B é um projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro que completou 4 anos. Neste tempo, o projeto já exibiu mais de 50 títulos de longa e curta metragens brasileiros para um público de mais de 22 mil pessoas em mais de 150 sessões.

Os eventos, ações e exibições do CINE B estão ajudando cada vez mais a criar um circuito alternativo de exibição gratuita de filmes brasileiros, que despertam o interesse pela cinematografia nacional em pessoas que não têm acesso ao circuito comercial convencional.

Este ano, os selecionados ao prêmio são os longas Orquestra dos meninos (Paulo Thiago), Por traz do Pano (Luiz Villaça), Noel o Poeta da Vila (Ricardo van Steen), A Máquina (João Falcão), Meu tio matou um cara (Jorge Furtado), Espelho d'água (Marcus Vinícius Cezar), Signo da cidade (Carlos Alberto Ricelli) e Doméstica (Fernando Meirelles).

Já na categoria curtas os homenageados são Vida Maria (Márcio Ramos), Alma carioca (Willian Côgo), Historietas Assombradas para crianças mal criadas ( Victor Hugo Borges), O Nordestino e o Toque de sua lamparina (Ítalo Maia), Mitos do Mundo (Andrés Lieban), Disfarce Explosivo (Mário Galindo), Isabel e o Cachorro Flautista( Christian Saghaard)

SELO CINE B

Além da entrega do prêmio e as comemorações de 4 anos do projeto, o evento ainda contará com o lançamento do SELO CINE B DO CINEMA BRASILEIRO. O primeiro dvd da Coleção Cine B virá com 5 curtas exibidos no projeto e será vendido após a exibição do filme.

Com tiragem de 1000 exemplares o DVD será vendido por R$5,00 (preço popular). Este valor será distribuído entre os filmes presentes no DVDs: 20% para cada produtor/ diretor do curta metragem, já que as copias serão subsidiadas pelo Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e região.

SERVIÇO:

Segundo Prêmio Cine B do Cinema Brasileiro

Quando: 17/08 (quarta-feira) às 19h

Onde: Sindicato dos Bancários de S. Paulo - Rua São Bento, 413, Ed. Martinelli, no centro de São Paulo (CAFÉ DOS BANCÁRIOS).

Na internet:

http://www.redebrazucah.com.br/

http://www. brazucah.com.br/

http://cineb.spbancarios.com.br



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

V Jornada Brasileira de Cinema Silencioso - Caderno 2 - O Estado de S.Paulo (10/08)
Por Flávia Guerra




V Jornada Brasileira de Cinema Silencioso - Direto da Fonte - O Estado de S.Paulo (10/08)







V Jornada Brasileira de Cinema Silencioso na coluna da Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo (10/08)







sexta-feira, 5 de agosto de 2011


V Jornada Brasileira de Cinema Silencioso no jornal O Globo (RJ) / Segundo Caderno - 05/08



V Jornada Brasileira de Cinema Silencioso na Folha de S.Paulo/ Ilustrada - 05/08

quarta-feira, 3 de agosto de 2011


V JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO

05 a 14 de agosto na Cinemateca Brasileira

Entrada Franca

Em agosto, a Cinemateca Brasileira promove a quinta edição da JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO, evento dedicado aos filmes produzidos desde o final do século XIX até aproximadamente 1930, quando a chegada do som modificou os rumos da arte cinematográfica.

Com curadoria geral de Carlos Roberto de Souza, a V JORNADA privilegia novamente uma cinematografia nacional do período silencioso e os trabalhos de preservação dos arquivos de filme de um determinado país.

Nesta edição, o foco é o cinema silencioso da Itália, que despontou em 1910 e ficou conhecido por todo o mundo. Por esse motivo, Luca Giuliani, diretor do Museo Nazionale del Cinema, será responsável ainda pela conferência inaugural da V Jornada.

O centenário da chegada do italiano Gilberto Rossi ao Brasil, importante cinegrafista do período silencioso brasileiro, também será tema de um dos programas do evento e de uma exposição fotográfica.

O evento também celebra os 150 anos de nascimento de Georges Méliès, considerado o criador do espetáculo cinematográfico, com a exibição de alguns filmes de sua autoria.

O programa JANELA PARA A AMÉRICA LATINA, por sua vez, que se dedica a resgatar pérolas do cinema silenciosos do continente, apresenta Garras de ouro, realizado na Colômbia em 1926 por P.P. Jambrina. Considerado o primeiro filme antiimperialista realizado na América Latina, o longa-metragem integra simultaneamente a programação deste mês do CICLO DE CINEMA E PSICANÁLISE – AMÉRICA LATINA SEM FRONTEIRAS.

Já o tradicional programa DESTAQUES DE PORDENONE, que reúne anualmente filmes apresentados no festival Giornate del Cinema Muto, especialmente escolhidos por Paolo Cherchi Usai, exibe dois filmes franceses e dois alemães. A programação inclui ainda dois filmes silenciosos amadores realizados no Rio Grande do Sul já após o advento do cinema sonoro, ambos restaurados pela Cinemateca Brasileira.

O evento inclui ainda a realização de palestras e mesas de debate e uma sessão especial, no sábado, dia 6, às 20h00, do filme Os Últimos dias de Pompeia, que será projetado na fachada do Auditório Ibirapuera, ao ar livre, com acompanhamento musical da Banda Jazz Sinfônica de Diadema, regida pelo maestro Todd Murphy.

Todos os filmes da Jornada serão exibidos com acompanhamento musical ao vivo na Sala Cinemateca BNDES e em projeção silenciosa na Sala Cinemateca Petrobras. A curadoria musical do evento é, mais uma vez, de responsabilidade do compositor Livio Tragtenberg, que convidou, dentre outros artistas, as bandas Violeta de Outono e Coração Quiáltera, Max de Castro, Michelle Agnes, Fabio Tagliaferri, Dino Barioni, Antonio Loureiro e Laércio de Freitas.

Confira mais informações no site www.cinemateca.gov.br/jornada

Programação não recomendada para menores de 14 anos.

Serviço:

V JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO

DE 05 A 14 DE AGOSTO

CINEMATECA BRASILEIRA - Largo Senador Raul Cardoso, 207 - próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

ENTRADA FRANCA

SESSÃO ESPECIAL – “OS ÚLTIMOS DIAS DE POMPÉIA”

06/08 – SÁBADO, ÀS 20H

AUDITÓRIO IBIRAPUERA - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº -Parque do Ibirapuera – portão 2

Outras informações: (11) 3223-3966

www.auditorioibirapuera.com.br

ENTRADA FRANCA




AZEITE SUA VIDA E RESTAURANTE EQUILIBRIUM CELEBRAM O DIA DOS PAIS

** distribuição de menu impresso com receitas exclusivas feitas com azeite de oliva espanhol


Para comemorar o Dia dos Pais, que esse ano acontece no dia 14 de Agosto, o Restaurante Equlibrium vai distribuir para os clientes um menu impresso com deliciosas receitas feitas com azeite de oliva espanhol.

O menu, que foi elaborado pela Chef Heloisa Bacellar, conta com receitas doces e salgadas, podendo transformar esse dia em único e inesquecível. São elas: Tortinhas douradas de cebola, azeite e queijo de cabra, Pernil de cordeiro em bouquet da horta, Creme de mel, canela e azeite de oliva espanhol.

Essa é mais uma ação da campanha AZEITE SUA VIDA, que tem o papel de mostrar a importância do uso do Azeite de Oliva Espanhol e os benefícios que ele traz à Saúde, Gastronomia e Beleza. Além de levar dicas de receitas, harmonização e compra do produto.



Confira as Receitas exclusivas feitas com Azeite de Oliva Espanhol. MENU DIA DOS PAIS por Heloisa Bacellar.


Tortinhas douradas de cebola, azeite e queijo de cabra
(12 tortinhas; 1 hora e 30 minutos)
Para a massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1/4 de xícara de azeite de oliva espanhol
1 colher (chá) de folhinhas de tomilho
1/2 xícara de água (aproximadamente)
farinha de trigo para polvilhar
Para o recheio
6 cebolas grandes em fatias finas
1/2 xícara de vinho branco adocicado
16 raminhos de tomilho
2 cilindros de queijo de cabra macio e cremoso
azeite de oliva espanhol
sal e pimenta-do-reino
Para a massa, misture a farinha e o sal numa tigela grande, junte o azeite, o tomilho, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa e acrescente água aos pouquinhos, trabalhando até obter uma massa macia e que descole das mãos. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos.
Enquanto isso, regue o fundo de uma frigideira média com azeite, junte a cebola e uma pitada de sal e espere murchar. Junte 4 raminhos de tomilho, regue com o vinho e mantenha em fogo alto até que as fatias estejam macias e bem douradas. Ajuste o sal e a pimenta, retire do fogo e deixe esfriar.
Para montar a torta, polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com um rolo até obter um retângulo de uns 45 cm x 30 cm e divida em 12 quadrados. Unte 12 forminhas grandes de empadinha (ou pequenas de tartelette) com azeite e disponha numa assadeira. Divida cada cilindro de queijo em 6 rodelas e reserve. Coloque em cada forminha uma parte do confit de cebola, 1 rodela de queijo, cubra com uma parte de massa, aperte nas laterais para criar uma borda e leve à geladeira por 10 minutos (ou até por 24 horas), enquanto o forno aquece a 200ºC (médio-alto). Asse as tortinhas por uns 30 minutos, até que estejam bem douradas e crocantes. Retire as tortinhas do forno, deixe amornar por 5 minutos e desenforme sobre o prato de servir (não se aflija se alguns pedacinhos de cebola ficarem colocados às forminhas, simplesmente solte todos eles e encaixe nas tortinhas). Decore com os raminhos de tomilho e sirva.


Pernil de cordeiro em bouquet da horta
(6 pessoas; 6 horas)
1 pernil de cordeiro médio já bem limpo (cerca de 1 kg)
1 maço grande de manjericão
1 maço pequeno de sálvia
1 maço pequeno de tomilho
1 maço pequeno de alecrim
1 litro de vinho branco
2 colheres (sopa) de uma mistura de pimenta-do-reino preta e branca e pimenta-rosa
1 colher (sopa) de sal
2 cabeças de alho inteiras, com casca e todos os dentes juntos
azeite de oliva espanhol
Aqueça o forno a 200ºC (médio-alto) por 15 minutos. Regue com um pouco de azeite uma assadeira de fundo grosso grande o bastante para acomodar bem o pernil. Soque as pimentas no pilão, processe ou envolva os grãos num pano limpo como uma trouxinha e esmague com uma panela pesada, misture o sal e espalhe sobre o pernil. Abra os maços de ervas, separe os ramos e, segurando o pernil pelo osso e formando um buquê, forre o pernil em toda a volta com uma camada bem farta de ervas, depois amarre com barbante para firmar (só deve ficar descoberta a parte de cima do pernil). Coloque o pernil na assadeira, regue com um pouco de azeite e metade do vinho, cubra com papel-alumínio e leve ao forno. Passadas 2 horas, coloque as cabeças de alho na assadeira, junte o restante do vinho e deixe no forno por mais umas 2 horas e 30 minutos, até que a carne esteja muito macia, desmanchando-se e se soltando dos ossos. Transfira o pernil para a travessa de servir e prepare o molho. Com uma concha, descarte o excesso de gordura da assadeira, mexa com uma colher de pau para soltar o que estiver colado ao fundo, então passe o molho por uma peneira, pressionando bem, coloque numa panelinha, leve ao fogo, deixe ferver, acerte o sal e a pimenta e, se for preciso, ajuste a acidez com um pouco de açúcar. Na hora de servir, solte o barbante e os ramos das ervas.


Creme de mel, canela e azeite de oliva espanhol
(6 pessoas; 1 hora, e mais 3 horas de geladeira se desejar servir gelado)
8 ovos
3 xícaras de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva virgem espanhol
1/3 de xícara de mel
1 colher (chá) de canela em pó
raspas de 1 limão
azeite de oliva para untar
Aqueça o forno a 180ºC (médio) e separe um refratário médio (ou 6 potinhos individuais). Passe os ovos por uma peneira e deixe cair numa tigela média. Junte o açúcar, o azeite, o mel, a canela, as raspas de limão e misture até obter um creme liso. Despeje o creme no refratário e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos (ou uns 25 de for potinho individual), até firmar e formar uma crosta dourada (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo). Sirva quente, morno ou gelado (o creme se conserva bem na geladeira por até 3 dias).