sábado, 27 de novembro de 2010


IV ENCONTRO PAULISTA DE HIP HOP - DIA 27/11 NO MEMORIAL DA AMERICA LATINA














PROGRAMAÇÃO COMPLETA: WWW.MEMORIAL.SP.GOV.BR

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

VIDA SOBRE RODAS na Revista BRASILEIROS de novembro

http://www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/40/textos/1239/

Rodas da história

Vida Sobre Rodas, documentário sobre a história do skate no País, remonta a trajetória desse esporte amado por muitos e odiado por outros tantos


Por Marcelo Pinheiro

Para espanto de quem transforma o skate no segundo esporte mais praticado no Estado de São Paulo - e dos mais de três milhões de adeptos no País, segundo dados do IBGE - foi aprovado, no início de agosto, um projeto de lei municipal que proibirá a prática do esporte em espaços públicos na capital. A nova lei tem suscitado muitas polêmicas, mas ainda tramita na Assembleia Legislativa. Depende de nova votação e sanção do Prefeito Gilberto Kassab, para que passe a vigorar.

Em tempos de bicicletas e skates defendidos, por muitos, como alternativas de locomoção ecologicamente corretas nas grandes urbes, a tresloucada lei nos remete ao longínquo ano de 1988, quando o então prefeito Jânio Quadros baniu o skate da cidade e delegou a tarefa de monitorar o cumprimento da lei à Polícia Militar. A áurea de marginalidade que rondava a prática do esporte era senso comum. Skate era coisa de bandido e, não raro, nas cercanias da Praça Roosevelt, da Avenida Paulista, e do Parque do Ibirapuera, era comum flagrar viaturas policiais repletas de skates dentro dos famigerados "camburões". Sucessora de Jânio na cadeira municipal, a prefeita Luiza Erundina vetou a lei já no primeiro dia de mandato. Jornais da época exibiram fotos hilárias de uma descontraída Erundina, equilibrada em um skate, e a manchete: "Prefeita Radical". O esporte vivia seu segundo auge de popularidade entre os jovens brasileiros, e esboçava uma árdua guinada para o profissionalismo. Uma geração irreverente e abusada, que respondeu a lei de Jânio com a campanha proliferada em adesivos e estampas de camisetas - Skate: Direito do Cidadão. Dever do Estado.

Esporte urbano ou mero vandalismo? Delinquência juvenil ou profissão milionária? Passadas quase quatro décadas, desde o surgimento do skate no País, essas questões seguem sem respostas, mas convém admitir que o grande vilão da pranchinha sob quatro rodas é o street-style, modalidade que se apropria de espaços públicos e, em meio a pedestres e automóveis, transforma muros, escadas e corrimões em obstáculos, e aglomera o maior número de praticantes ao redor do mundo. O contraponto, de enorme fascínio e impacto visual, é o skate vertical. Lado "bom moço" e espetacular do esporte, vez ou outra, invade a grade dominical de grandes emissoras, como a Rede Globo, em eventos como os X Games e a Mega Rampa, que contam sempre com a apresentação das pratas da casa Bob Burnquist e Sandro Dias, o "Mineirinho". Detentores de sete títulos mundiais, e protagonistas de carreiras milionárias nos Estados Unidos, Burnquist e Dias tornaram-se ícones máximos de um novo tempo para o esporte. São a confirmação de que os supostos "marginais" dos anos 1970 e 80 não estavam errados na insistência em levar adiante um projeto de consolidação do esporte no País.

Se a falta de informação é um dos grandes fatores para a intolerância sofrida pelo skate, essa enorme lacuna acaba de ser parcialmente preenchida com a chegada aos cinemas do documentário Vida Sobre Rodas, dirigido por Daniel Baccaro, skatista local da Ultra Skate Park - pista construída em São Paulo por Nelson Mateus, a pedido do filho Cristiano, que foi berço de importantes nomes que despontariam no começo dos anos 1990. Ao jogar luz sobre a trajetória de atletas de maior projeção internacional - o pioneiro Lincoln Ueda, Cristiano Mateus e os superastros Bob Burnquist e Sandro Dias -, Vida Sobre Rodas procura remontar os grandes êxitos e percalços da história do skate no País. Longe de ser um filme de interesse restrito aos praticantes desse esporte "maldito", o filme acerta a mão em traçar paralelos históricos - como a citada cruzada contra o skate deflagrada por Jânio e o impacto devastador do Plano Collor sobre nossas incipientes empresas e equipes de competição.

Com roteiro dinâmico e bem estruturado - que dispensa o recurso de narração em off -, o longa dá voz aos próprios personagens, como os lendários Thron, Fábio Bolota, Márcio Tanabe, Formiga, e o marrento Glauco, e presta um justo tributo a essa geração de desbravadores. Pioneiros que se opuseram à indisposição pública, à arbitrariedade de Jânio - como o próprio Tanabe, que chegou a ser preso por desacato à lei -, e criaram espaços públicos, estruturas de competição, produção de equipamentos e até uma imprensa especializada, com o surgimento das extintas revistas mensais Yeah!, Overall e Skatin', e o programa semanal de TV Grito da Rua!.

O filme tem produção requintada e cativa. Baccaro corrobora as evidências incontestáveis dessa "revolução brasileira" ao colher depoimentos entusiasmados de gigantes mundiais, como os americanos Tony Magnusson, Christian Hosoi, Lance Mountain e Tony Hawk. Os três últimos se apresentaram no Brasil, no segundo quinquênio dos anos 1980, e desembarcaram no País, pasmados com a pirataria indiscriminada de produtos americanos. De tênis especiais para a prática do esporte a rodas, shapes e eixos, quase nada se criava, muito se copiava. A reação negativa ao oportunismo desses primeiros empresários ficaria explícita em situações pontuais, como no Campeonato Mundial de Skate Vertical, em 1989, quando uma tímida delegação brasileira foi a Münster, na Alemanha, e teve imposto o pior horário de treinos para a competição. O veterano Sérgio Negão e o então adolescente Lincoln Ueda - que impressionou a todos com seus aéreos na casa dos 3 m, e emplacou um heroico quarto lugar no mundial - mal puderam treinar para a competição. Chegavam à pista às 23h30 e encerravam o treino à meia-noite. Ueda foi um dos que viu estancado o sonho de profissionalização no exterior, nos nefastos dias da era Collor. No ano seguinte à histórica conquista no mundial, ele teve de abandonar a carreira e retribuir o apoio do pai Jorge Ueda - espécie de treinador e cinegrafista onipresente do garoto -, tendo de meter as mãos na graxa, literalmente, para ajudar o pai a manter a oficina mecânica de portas abertas.

Como bem explicita o documentário, essa relação de apoio paterno - também experimentada por Cristiano, Mineirinho e Burnquist - evidencia uma importante transição de mentalidade. Muito além de recreação irresponsável e um reduto de delinquência, a partir da década de 1990, o skate passaria a ser encarado como uma rentável carreira profissional. Já em 1995, Rodrigo Menezes, o "Digo" sagrar-se-ia o primeiro brasileiro campeão mundial de skate vertical. Somados aos títulos de Burnquist e Mineirinho, temos hoje oito mundiais. Se o esporte mais amado e odiado do País ainda carece muito de documentação histórica, Vida Sobre Rodas pode ser considerado um eficiente marco inicial. Um drop perfeito.




segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Matéria do Grupo Sambô no Leitura Dinâmica/Rede TV!



http://www.redetv.com.br/Video.aspx?32%2C13%2C149514%2CJornalismo%2CLeitura-Dinamica-2a-Ed%2CDVD-da




AZEITE SUA VIDA oferece jantar especial em Brasília


** evento apresenta a versatilidade do Azeite de Oliva Espanhol

**dia 17/11 - somente para convidados e jornalistas

**de 18 a 24/11 - será servido o menu aberto ao público


A campanha AZEITE SUA VIDA oferece no próximo dia 17/11, às 20h30, no restaurant Z.U.U, um jantar especial, somente para convidados e jornalistas, comandado pelosChefs Mara Alcamim e Marcelo Petrarca.

Para mostrar a versatilidade do Azeite de Oliva Espanhol, os chefs prepararam um menu exclusivo que conta comAjo Blanco, camarão marinado na entrada, Costeleta de cordeiro, creme de batata e hortelã, pimientos de pardon no prato principal e Genoise de azeitona preta, iogurte de especiarias, sorvete de azeite na sobremesa.

Além do jantar, a campanha fará uma outra ação para os Brasilienses. Entre os dias 17 e 30/11, a Lagar Empório do Azeite, em parceria com o Azeite Sua Vida, ofertará seus produtos espanhóis com preços diferenciados.


Jantar Azeite Sua Vida

Dia 17/11, às 20h30 - *evento fechado

de 18 a 24 de novembro - menu R$100 - sem bebidas

Restaurante Z.U.U - SCLS 210, bl.C, lj 38


Ação Azeite Sua Vida no Lagar Empório do Azeite

De 17 a 30 de Novembro

CLS 405 Bl. B Loja 16 Brasília-DF Brazil

Tel.(61)3244-3170





quinta-feira, 11 de novembro de 2010

2a EDIÇÃO DO CONCURSO DE RECEITAS COM AZEITE DE OLIVA ESPANHOL DIVULGA OS VENCEDORES



** Marcela Montanaro e Keith Novais de Oliveira da Universidade Anhembi Morumbi são os ganhadores

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (08/11), a final da 2a Edição do Concurso de Receitas com Azeite de Oliva Espanhol, promovido pelo ICEX – Instituto Espanhol e Comércio Exterior e a ASOLIVA – Associacion Espanhola de la Industria y el Comercio Exportador del Aceite de Oliva.

Os vencedores foram os estudantes de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi Marcela Montanaro e Keith Novais de Oliveira. O conceito do trabalho foi uma adaptação de pratos típicos espanhóis à cultura brasileira, "confirmando a tradição de acolher bem os visitantes e acomodá-los confortavelmente à nossa cultura”, observa a dupla vencedora.

A dupla ganhou um estágio de 30 dias nos restaurantes do Hotel Echaurren, na região de Rioja, Espanha, sendo um dos restaurantes de comida tradicional riojiana E O OUTRO EL PORTAL DEL ECHAURREN, O RESTAURANTE GASTRONÔMICO DE VANGUARDA e o primeiro da região a receber uma estrela Michelin. Marisa Sanchéz e Francis Paniego, mãe e filho estão à frente das cozinhas, respectivamente.

A Comissão Julgadora, foi composta por Cris Couto (jornalista e pesquisadora de gastronomia), Flavio Miyamura (chef restaurante eñe), Felipe RibeNboim e Gabriel Broide (chefs restaurante Dois) e GUSTAVO CAPUANO (especialista em azeites da importadora D'Olivino). Estiveram presentes durante a prova os Coordenadores dos Cursos de Gastronomia das três universidades participantes, Marcelo NerI (Anhembi Morumbi), Marcelo Malta (FMU) e Zenir Melo Ferreira (SENAC), além de Juan Antonio Correas - Chefe do Departamento de Produtos Agroalimentários da Oficina Comercial da Embaixada da Espanha no Brasil (ICEX).

1o LUGAR

Menu Anhembi Morumbi - Marcela Montanaro e Keith Novais de Oliveira.

Entrada:

Nome Fantasia: Salmorejo Brasileño

Nome Técnico: Sopa fria de tomates, alho, pão, azeite de oliva espanhol (Arbequina), leite de coco, vinagre, sementes de coentro, camarão seco e queijo coalho

Prato Principal:

Nome Fantasia: Paella Sertaneja

Nome Técnico: Paella de carne seca e costelinha

Sobremesa:

Nome Fantasia: Torta de Santiago ao perfume da Floresta Amazônica

Nome Técnico: Torta de castanha-do-pará com creme de azeite de oliva espanhol (Arbequina)

2o LUGAR:

Rafael Terrassi e Thiago M. Maeda - FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas

O conceito do trabalho foi a escolha e estudo de ingredientes de excelente procedência e a utilização dos azeites monovarietais para finalização e preparo.

Menu FMU

Entrada: Tartar de vieiras com caviar de frutas vermelhas e azeite arbequina.

Prato principal: Anchova-negra, linguine de pupunha com legumes e espuma de wasabi.

Sobremesa: Ravióli de mascarpone com praliné de castanha de caju, espuma de limoncello e azeite cornicabra de baunilha.

3o LUGAR

Maria Cecília Fernandes e Frederico Caffarena - Campus Universitário SENAC

Conceito do trabalho inspirado na obra literária de D. Quixote de la Mancha

Menu SENAC

Entrada: Os devaneios do Cavaleiro da Triste Figura

Espinafre e cogumelo com mini livros de massa folhada de azeite

Prato Principal: As Batalhas de Dom Quixote

Guisado de ovelha com cuscuz e "jóia" de repolho roxo

Sobremesa: Renúncia aos romances da cavalaria

Mini churros com mousse de chocolate defumado, crocante de nozes e mel e azeite em pó





In-Edit Brasil 2011: Inscrições abertas até 1º de dezembro de 2010

Estão abertas até o dia 01 de dezembro as inscrições para a terceira edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional de Documentário Musical - primeiro e único festival de documentários dedicado exclusivamente ao mundo da música.

Para este ano os participantes poderão se inscrever nas seguintes categorias:

Competição Nacional: filmes inéditos em cinemas, TV, internet e Home Vídeo finalizados a partir de janeiro de 2010.

Panorama Brasileiro: filmes inéditos em cinemas e Home Vídeo finalizados a partir de janeiro de 2009.

Curta Um Som: Produções de até 30 minutos de duração.

Retrospectiva: Documentários que foram lançados até dezembro de 2008 - nesta categoria o In-Edit Brasil procura localizar títulos históricos para poder fazer um estudo mais profundo sobre o documentário musical brasileiro e oferecer ao público a oportunidade de ver e rever títulos já esquecidos.

O vencedor do festival entrará no circuito In-Edit de documentários e levará o diretor do filme a Barcelona para apresentá-lo pessoalmente.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site: www.in-edit-brasil.com/2011/